-0 C
Kóka
sexta-feira, 8 novembro, 2024 5:24: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Bomba da 2ª Guerra é encontrada em aeroporto de Okinawa

Artefato foi descoberto e removido com segurança em Naha.

Naha, Okinawa, Japão, 4 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – Um objeto que parece ser uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial foi descoberto no Aeroporto de Naha, em Okinawa, na quinta-feira (3). As Forças de Autodefesa do Japão realizaram a remoção segura do artefato.

A descoberta ocorreu um dia após a explosão inesperada de uma bomba sob uma pista de taxiamento no aeroporto de Miyazaki, no sudoeste do Japão. Acredita-se que ambos os artefatos sejam bombas de 250 quilos lançadas pelas forças dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

O Aeroporto de Naha foi construído em uma área que abrigava uma base aérea da Marinha Imperial Japonesa, o que explica a presença desses vestígios bélicos. Segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, nos primeiros nove meses deste ano, sete bombas não detonadas foram encontradas em áreas restritas do aeroporto.

Todas as bombas foram localizadas durante inspeções noturnas realizadas antes de obras de construção, após o encerramento das operações diárias. Nenhuma apresentava risco iminente de explosão e todas foram removidas por uma unidade especial das Forças de Autodefesa, sem afetar as operações de voo.

Autoridades do aeroporto informaram que utilizam dispositivos magnéticos para detectar objetos metálicos enterrados sob as pistas, áreas de taxiamento e terminal. Contudo, admitem que a operação de varredura ainda não foi concluída em algumas áreas do aeroporto.

As autoridades garantem que, caso outra bomba não detonada seja encontrada, será removida com segurança em cooperação com as Forças de Autodefesa e a polícia. Este incidente ressalta a importância contínua das operações de detecção e remoção de artefatos bélicos em Okinawa, uma região fortemente afetada pelos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img