Tóquio, Japão, 15 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um ataque de drones realizado pelo grupo xiita libanês Hezbollah resultou na morte de quatro soldados israelenses e deixou 60 feridos, segundo informações do exército de Israel e da mídia local. O incidente ocorreu no domingo (13) à noite, atingindo uma base militar em Binyamina, cerca de 30 quilômetros ao sul de Haifa, no norte de Israel.
Imagens do local mostram os feridos sendo transportados por helicópteros e ambulâncias. A emissora Al Jazeera, com sede no Catar, afirma que este ataque causou o pior dano a Israel desde o início das hostilidades em outubro do ano passado.
O incidente levanta questões sobre a eficácia dos sistemas de defesa antimísseis israelenses, incluindo o famoso Iron Dome, conhecido por sua alta taxa de sucesso na interceptação de mísseis e foguetes. Relatos da mídia local indicam que os sistemas de alerta e defesa não funcionaram desta vez, e as forças armadas israelenses estão investigando as possíveis causas da falha.
O Hezbollah emitiu um comunicado afirmando que lançou um “enxame de drones” contra um acampamento da Brigada Golani, em retaliação ao que o grupo chama de massacre perpetrado pelo exército israelense. Além disso, o Hezbollah alertou a população de Israel para se manter afastada de instalações militares, sugerindo a possibilidade de novos ataques.
Este incidente marca uma escalada significativa no conflito entre Israel e o Hezbollah, aumentando as tensões na região e levantando preocupações sobre uma possível intensificação das hostilidades no Oriente Médio.
- Coreia do Sul acompanha de perto negociações EUA-Japão - 18 de abril de 2025 1:14 am
- Órgão antitruste do Japão vai advertir hotéis de Tóquio - 18 de abril de 2025 1:08 am
- Japão deve ceder mais em negociações com os EUA - 18 de abril de 2025 1:02 am