Vientiane, Laos, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) está preparando uma declaração do presidente para sua cúpula que pedirá aos países que exerçam contenção no Mar do Sul da China. A informação foi obtida pela NHK às vésperas da reunião de cúpula da ASEAN, marcada para quarta-feira (9) na capital do Laos, Vientiane.
Um rascunho da declaração menciona o Mar do Sul da China, onde a expansão marítima chinesa continua e as tensões entre China e Filipinas se intensificam. O documento expressa preocupação de alguns países com atividades na área que “colocam em risco a segurança de todas as pessoas”.
O texto enfatiza a “necessidade de aumentar a confiança mútua, exercer autocontenção na condução de atividades que possam complicar ou agravar disputas e afetar a paz e a estabilidade”. Também exorta as partes relevantes a “evitar ações que possam complicar ainda mais a situação”.
Além disso, o rascunho aborda os confrontos entre o exército de Myanmar e as forças pró-democracia, condenando os “contínuos atos de violência contra civis” e pedindo “cessação imediata” das hostilidades.
A declaração final do presidente deve ser divulgada após as discussões na reunião de cúpula. Uma série de encontros entre nações da ASEAN e países relevantes também está programada em Vientiane a partir de quarta-feira, com a presença prevista do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, do premier chinês Li Qiang e do secretário de Estado americano Antony Blinken.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am