22 C
Kóka
quarta-feira, 18 junho, 2025 5:27: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

ASEAN deve pedir contenção no Mar do Sul da China

Rascunho de declaração aborda tensões regionais e situação em Myanmar.

Vientiane, Laos, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) está preparando uma declaração do presidente para sua cúpula que pedirá aos países que exerçam contenção no Mar do Sul da China. A informação foi obtida pela NHK às vésperas da reunião de cúpula da ASEAN, marcada para quarta-feira (9) na capital do Laos, Vientiane.

Um rascunho da declaração menciona o Mar do Sul da China, onde a expansão marítima chinesa continua e as tensões entre China e Filipinas se intensificam. O documento expressa preocupação de alguns países com atividades na área que “colocam em risco a segurança de todas as pessoas”.

O texto enfatiza a “necessidade de aumentar a confiança mútua, exercer autocontenção na condução de atividades que possam complicar ou agravar disputas e afetar a paz e a estabilidade”. Também exorta as partes relevantes a “evitar ações que possam complicar ainda mais a situação”.

Além disso, o rascunho aborda os confrontos entre o exército de Myanmar e as forças pró-democracia, condenando os “contínuos atos de violência contra civis” e pedindo “cessação imediata” das hostilidades.

A declaração final do presidente deve ser divulgada após as discussões na reunião de cúpula. Uma série de encontros entre nações da ASEAN e países relevantes também está programada em Vientiane a partir de quarta-feira, com a presença prevista do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, do premier chinês Li Qiang e do secretário de Estado americano Antony Blinken.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img