17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  6:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Verão japonês de 2024 iguala recorde de calor histórico

Temperaturas médias 1,76°C acima do normal preocupam especialistas.

Tóquio, Japão, 3 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão divulgou dados revelando que o verão de 2024 igualou o do ano passado como o mais quente já registrado no país desde que registros comparáveis começaram em 1898. A temperatura média no Japão de junho a agosto foi 1,76 graus Celsius acima do normal.

Julho foi marcado por calor perigoso, com temperaturas diurnas de 40 graus ou mais observadas em seis locais em um único dia. Em agosto, sistemas de alta pressão cobriram o arquipélago, especialmente o oeste do Japão, trazendo céus ensolarados e calor intenso.

Em reunião realizada na segunda-feira (2), um painel de especialistas discutiu as temperaturas recordes. O grupo classificou o verão a partir de julho como “clima anormal”, atribuindo o fenômeno à tendência do Japão de ser coberto por um sistema de alta pressão alto e quente em julho e agosto, com o jato polar desviando-se para o norte.

O professor Nakamura Hisashi, da Universidade de Tóquio e chefe do painel, alertou que o aquecimento global de longo prazo está elevando as temperaturas, e o clima quente pode continuar. “Estamos vendo os efeitos das mudanças climáticas se manifestarem de forma cada vez mais intensa”, afirmou Nakamura.

Autoridades japonesas expressaram preocupação com os impactos na saúde pública, agricultura e infraestrutura. O governo está considerando medidas adicionais para mitigar os efeitos do calor extremo, incluindo a expansão de áreas verdes urbanas e o aprimoramento dos sistemas de alerta precoce.

Este recorde de calor no Japão se alinha com uma tendência global de temperaturas crescentes, ressaltando a urgência de ações contra as mudanças climáticas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)