Hanói, Vietnã, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias do Vietnã (VNA) – O tufão Yagi deixou um rastro de destruição no Vietnã após atingir a região norte do país na semana passada, causando chuvas torrenciais e inundações generalizadas. As autoridades vietnamitas divulgaram na terça-feira (17) um balanço atualizado dos danos causados pela tempestade.
Segundo as últimas informações oficiais, 291 pessoas morreram e 38 continuam desaparecidas em consequência dos deslizamentos de terra e inundações maciças provocados pelo tufão. O governo vietnamita estima que os prejuízos materiais possam chegar a 40 trilhões de dongs vietnamitas, equivalente a cerca de 1,6 bilhão de dólares.
As autoridades expressaram preocupação com o impacto econômico da tempestade. Complexos industriais em cidades do norte, incluindo Hai Phong, sofreram com inundações e blecautes, forçando algumas fábricas a interromper suas operações. Oficiais do governo estimam que o crescimento do PIB deste ano possa cair 0,15% em relação à previsão preliminar.
O governo vietnamita está mobilizando recursos para auxiliar as regiões afetadas e iniciar o processo de reconstrução. Esforços de resgate e busca por desaparecidos continuam em andamento nas áreas mais atingidas.
Este desastre natural destaca a vulnerabilidade do Vietnã a eventos climáticos extremos e ressalta a necessidade de medidas de prevenção e mitigação mais robustas para enfrentar futuros desafios semelhantes.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am