Manila, Filipinas, 4 de setembro de 2024 – Agência de Notícias das Filipinas (PNA) – Uma poderosa tempestade atingiu as Filipinas na segunda-feira (2), causando inundações e deslizamentos de terra que resultaram em pelo menos 13 mortes e 10 feridos. O fenômeno meteorológico fez landfall na ilha de Luzon, no leste do país, deixando um rastro de destruição.
As autoridades informam que um deslizamento de terra na província de Rizal, vizinha a Manila, matou oito pessoas, incluindo uma mulher grávida e dois meninos. Um morador da região descreveu a situação: “A água estava jorrando aqui e do outro lado da rua, subindo quase até os telhados das casas. Alguns moradores ficaram presos e tiveram que escapar correndo pelos telhados. Colocamos uma escada no nosso para que as pessoas pudessem descer.”
A tempestade afetou mais de 37.000 famílias em Luzon e nas ilhas Visayas. O governo já iniciou a distribuição de suprimentos de emergência para as comunidades mais atingidas. Em Manila e áreas próximas, o trabalho governamental e as aulas foram suspensos.
Os meteorologistas filipinos preveem que a tempestade se moverá em direção ao sul da China nos próximos dias. As autoridades mantêm o alerta para possíveis novos deslizamentos e inundações, especialmente em áreas de risco.
Este evento climático extremo ressalta a vulnerabilidade das Filipinas a desastres naturais e a necessidade de medidas de prevenção e resposta rápida em situações de emergência.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

