Cabo Canaveral, Flórida, Estados Unidos, 29 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A SpaceX lançou neste sábado (28) uma missão crucial para resgatar dois astronautas que permaneceram na Estação Espacial Internacional (ISS) após o retorno antecipado da cápsula Starliner da Boeing no início deste mês, devido a preocupações de segurança.
A nave Crew Dragon da SpaceX decolou do Complexo de Lançamento 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, transportando dois tripulantes: o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. A missão, denominada Crew-9, marca a primeira vez que um voo tripulado é lançado deste complexo, que passou por adaptações para acomodar lançamentos humanos.
Originalmente planejada para quatro tripulantes, a missão foi reduzida para dois para acomodar o retorno dos astronautas da Starliner, Butch Wilmore e Suni Williams, que permaneceram na ISS após problemas nos propulsores da nave da Boeing.
Após a chegada à ISS, prevista para domingo (29), a equipe da Crew-9 se juntará aos astronautas da Starliner para conduzir pesquisas científicas e outras atividades na estação orbital. O retorno à Terra dos quatro astronautas está programado para fevereiro de 2025.
A NASA e a SpaceX enfrentaram desafios na preparação desta missão, incluindo a necessidade de limpar e repintar partes da cápsula Dragon devido à fuligem de um teste de motor padrão. Apesar desses contratempos, as equipes conseguiram prosseguir com o lançamento conforme planejado.
Este lançamento destaca a flexibilidade e a importância das parcerias público-privadas no programa espacial dos EUA, permitindo uma resposta rápida a situações imprevistas e garantindo o retorno seguro dos astronautas à Terra.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am