Berlim, Alemanha, 3 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Deutsche Welle – O chanceler alemão Olaf Scholz expressou preocupação após o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obter vitórias significativas em dois estados da antiga Alemanha Oriental no domingo (1). A AfD emergiu como o partido líder no estado da Turíngia e ficou em segundo lugar na Saxônia, marcando a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um partido rotulado como de direita vence uma eleição para uma legislatura estadual na Alemanha.
“Os resultados das eleições são amargos”, declarou Scholz em comunicado. “Nosso país não pode e não deve se acostumar com isso. A AfD está prejudicando a Alemanha.”
A mídia local chamou a eleição de ponto de virada. Um morador de Berlim na casa dos 30 anos disse à NHK que os resultados foram “chocantes”, acrescentando que “um partido que diz que nenhum estrangeiro deve ser permitido neste país é muito antidemocrático”.
Outro entrevistado, na casa dos 60 anos, atribuiu o resultado “principalmente ao fato de muitos eleitores estarem muito decepcionados com as políticas do atual governo federal”.
Scholz enfatizou que tomará medidas para tentar garantir que a AfD não ganhe mais apoio. Os votos para o Partido Social-Democrata de centro-esquerda de Scholz caíram para um nível recorde nas eleições estaduais da Turíngia.
Os resultados devem representar um duro golpe para o governo de coalizão, que se prepara para as eleições nacionais do próximo ano. A ascensão da AfD levanta preocupações sobre o crescimento de sentimentos anti-imigração e eurocéticos na Alemanha, desafiando o establishment político do país.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am