Yuzhno-Sakhalinsk, Rússia, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias TASS – A Rússia realizou cerimônias nesta terça-feira (3) na região do Extremo Oriente de Sacalina e em outros locais para marcar a vitória da antiga União Soviética sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. Embora o Japão tenha assinado os documentos de rendição em 2 de setembro de 1945, a Rússia designa o dia 3 de setembro como data comemorativa da vitória.
As celebrações incluíram desfiles militares e outras atividades, abrangendo um grupo de ilhas controladas pela Rússia, mas reivindicadas pelo Japão. Conhecidas como Territórios do Norte pelo Japão, essas ilhas são consideradas pelo governo japonês como parte inerente de seu território, alegando ocupação ilegal após a Segunda Guerra Mundial.
Na ilha de Etorofu, uma das disputadas, soldados russos realizaram um desfile. Em Yuzhno-Sakhalinsk, capital de Sacalina, o governador Valery Limarenko declarou: “3 de setembro é um dia memorável, pois marcou o início da região de Sacalina em suas fronteiras atuais”, reafirmando a posição russa sobre as ilhas reivindicadas pelo Japão.
Paralelamente, cerca de 15 pessoas protestaram em frente ao Consulado Geral do Japão em Sacalina, com cartazes dizendo “Saia da Rússia se o Japão apoiar a Ucrânia”. Um manifestante insistiu que as ilhas são território russo, não japonês.
O Japão mantém sua política de resolver a questão territorial e assinar um tratado de paz com a Rússia. No entanto, a Rússia suspendeu unilateralmente as negociações do tratado de paz após invadir a Ucrânia em 2022, complicando ainda mais as relações entre os dois países.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am