Nova York, Estados Unidos, 25 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou nesta segunda-feira (23) que seu país não deseja guerra no Oriente Médio nem se tornar causa de instabilidade na região. As declarações foram feitas durante entrevista coletiva em Nova York, onde Pezeshkian participa pela primeira vez da Assembleia Geral da ONU desde que assumiu o cargo.
Ao abordar o conflito crescente entre Israel e o grupo terrorista xiita Hezbollah libanês apoiado pelo Irã, Pezeshkian afirmou: “Queremos viver em paz, não queremos guerra”. Ele acrescentou: “É Israel que busca criar esse conflito generalizado”.
Apesar do discurso pacifista, o presidente iraniano prometeu vingança contra Israel pelo assassinato de um alto oficial do Hamas durante visita a Teerã em julho, afirmando que tal ação “não ficará sem resposta”. Pezeshkian garantiu que o Irã responderá no local e momento apropriados.
Durante discurso no Summit of the Future da ONU, o líder iraniano condenou Israel pelas mortes de mulheres e crianças na Faixa de Gaza. “Nenhum documento garantirá a paz em um mundo onde civis em Gaza são mortos impiedosamente e o terrorismo patrocinado pelo Estado ataca brutalmente crianças e mulheres”, declarou Pezeshkian.
As declarações do presidente iraniano ocorrem em um momento de tensões elevadas no Oriente Médio, com o conflito entre Israel e grupos apoiados pelo Irã ameaçando se expandir. Apesar das críticas a Israel, a postura de Pezeshkian de não desejar uma guerra regional pode sinalizar uma abertura para soluções diplomáticas para as crises na região.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am