Tóquio, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os consumidores japoneses enfrentam escassez de arroz no varejo, enquanto o preço médio no atacado atingiu seu nível mais alto para o mês de agosto desde o início dos registros em 2006.
Segundo o Ministério da Agricultura, as cooperativas da indústria venderam todas as variedades de arroz produzidas em 2023 aos atacadistas por uma média de 16.133 ienes (cerca de 114 dólares) por 60 quilogramas. Isso representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
Vários fatores contribuíram para essa situação:
- Aumento da demanda devido ao crescimento do turismo estrangeiro
- Queda na oferta causada por ondas de calor no verão de 2023
- Compras em excesso por consumidores preocupados com terremotos e tempestades
O ministro da Agricultura, Tetsushi Sakamoto, declarou na terça-feira (17): “Uma vez que o novo arroz se torne amplamente disponível e a distribuição seja promovida de forma suave, o equilíbrio entre oferta e demanda provavelmente se estabilizará, levando a preços mais estáveis.”
Na capital japonesa, a escassez está diminuindo com a chegada do arroz recém-colhido às lojas. No entanto, os preços ainda estão 50% mais altos do que no ano passado.
Esta situação destaca a sensibilidade do mercado de arroz japonês a fatores climáticos e mudanças na demanda, ressaltando a importância deste alimento básico na cultura e economia do país.
- Jogos de robôs humanoides atraem atenção em Beijing - 18 de agosto de 2025 12:28 am
- Dois japoneses são mortos a tiros em Manila - 18 de agosto de 2025 12:20 am
- Japão enfrenta onda de calor com temperaturas acima de 40°C - 18 de agosto de 2025 12:14 am