Tóquio, Japão, 25 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Economistas do setor privado preveem que a pesquisa Tankan do Banco do Japão, a ser divulgada em 1º de outubro, mostrará que o sentimento empresarial entre os grandes fabricantes japoneses permaneceu praticamente inalterado em relação ao trimestre anterior.
Dez institutos de pesquisa divulgaram suas previsões para a pesquisa. As projeções para o índice de grandes fabricantes variam de mais 11 a mais 14 pontos, com cinco institutos prevendo uma melhora em relação à marca de mais 13 registrada na pesquisa anterior, um esperando que o número permaneça o mesmo e quatro indicando uma queda. Os analistas esperam que as mudanças sejam pequenas em qualquer direção.
O sentimento dos grandes fabricantes tem melhorado gradualmente desde a marca de mais 1 na pesquisa de março de 2023. Muitos analistas acreditam que a recuperação na produção de montadoras após um escândalo de falsificação de dados de testes pode ajudar a elevar o sentimento.
A recente reviravolta do iene e seus efeitos no cenário econômico é um tópico de interesse. Os impactos da desaceleração econômica da China e dos recentes tufões e terremotos também estão sendo observados de perto.
Para os grandes não-fabricantes, as previsões variam de mais 29 a mais 35 pontos. Seis dos 10 think tanks esperam que a escassez de mão de obra e os desastres naturais reduzam a leitura em relação aos mais 33 pontos registrados na pesquisa anterior. No entanto, eles afirmam que quaisquer mudanças serão pequenas.
Esta pesquisa Tankan é particularmente aguardada, pois fornecerá insights valiosos sobre o estado atual da economia japonesa em meio a diversos desafios domésticos e globais.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am