Lima, Peru, 13 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Andina – O governo peruano declarou três dias de luto nacional em homenagem ao ex-presidente Alberto Fujimori, falecido na quarta-feira (11) aos 86 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Fujimori, o primeiro presidente peruano de ascendência japonesa, deixa um legado controverso que divide opiniões no país.
Apoiadores do ex-presidente se reuniram em frente à residência de sua filha, Keiko Fujimori, para prestar suas últimas homenagens. Uma simpatizante emocionada declarou: “Me sinto devastada. Eu o conheci. Perguntei a ele: ‘O que você faria com esta grave crise?’ E ele tinha todas as soluções, porque era brilhante.”
Outro apoiador, entre lágrimas, expressou sua gratidão: “Quero me dirigir a todo o povo peruano, da costa à selva, passando pelos Andes. Devemos sempre ser gratos a Alberto Fujimori por tudo que ele fez pelo nosso país.”
Fujimori, um novato na política quando venceu as eleições presidenciais em 1990, é lembrado por revitalizar a economia peruana e liderar a luta contra grupos rebeldes responsáveis por uma onda de violência no país. Em 1997, ganhou notoriedade internacional ao planejar o resgate de reféns na residência do embaixador japonês em Lima, utilizando túneis subterrâneos.
Entretanto, seu governo autoritário também foi alvo de críticas. Em 2000, Fujimori fugiu para o Japão, mas acabou retornando ao Peru, onde foi condenado a 25 anos de prisão por ordenar o assassinato de 25 pessoas pelas forças de segurança.
Na quinta-feira (12), o corpo de Fujimori foi levado ao Museu Nacional, onde permanecerá em câmara ardente. Familiares, políticos e cidadãos se reúnem para prestar suas últimas homenagens ao ex-presidente, cuja figura continua a despertar sentimentos intensos e contraditórios entre os peruanos.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am