Oslo, Noruega, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias NTB – O ministro da Defesa da Noruega, Bjorn Arild Gram, anunciou nesta quarta-feira (4) que seu país fornecerá um caça F-16 à Ucrânia ainda neste outono. A declaração foi feita durante uma entrevista à emissora japonesa NHK em Tóquio.
A Noruega já havia anunciado anteriormente a doação de um total de seis F-16s para a Ucrânia ao longo de 2024. Gram confirmou que o primeiro jato será entregue no final do outono, com os cinco restantes chegando até o final do ano.
“Acredito que isso será uma capacidade importante para os ucranianos”, afirmou o ministro, ressaltando a relevância estratégica da doação. A declaração vem após o recente acidente com um F-16 ucraniano durante uma operação de defesa contra um ataque de mísseis russos no final de agosto.
Apesar do incidente, Gram assegurou que o acidente não afetará o apoio contínuo da Noruega à Ucrânia. “Foi um incidente trágico, mas não mudará nosso compromisso em ajudar a Ucrânia a defender sua soberania”, declarou o ministro.
Além do apoio à Ucrânia, Gram também mencionou os planos da Noruega de participar de um grupo de porta-aviões britânico e enviar uma fragata para a região Indo-Pacífica pela primeira vez no próximo ano. “Vemos isso como uma oportunidade de cooperar e aumentar a interoperabilidade com aliados e parceiros nesta região”, explicou.
O ministro destacou ainda as semelhanças entre Noruega e Japão como nações marítimas, sugerindo potenciais áreas de cooperação e compartilhamento de experiências entre os dois países.
A doação dos caças F-16 pela Noruega faz parte de um esforço conjunto de países ocidentais para fortalecer as capacidades de defesa aérea da Ucrânia em sua luta contra a invasão russa.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am