Pyongyang, Coreia do Norte, 11 de setembro de 2024 – Agência Central de Notícias da Coreia – O ditador norte-coreano Kim Jong-un reafirmou sua política de aumentar a produção de armas nucleares durante um discurso comemorativo do 76º aniversário da fundação do país, realizado na segunda-feira (9).
Dirigindo-se a membros seniores do Partido dos Trabalhadores, Kim justificou o fortalecimento do poder militar, alegando que o bloco militar liderado pelos Estados Unidos está evoluindo para um “sistema baseado em armas nucleares”, representando “uma grave ameaça” para seu país. O líder norte-coreano aparentemente se referia à cooperação de segurança entre Japão, EUA e Coreia do Sul.
Kim declarou que a Coreia do Norte está “agora executando perfeitamente a política” de “aumentar o número de armas nucleares em progressão geométrica”. Ele também afirmou que seu país é “um estado responsável de armas nucleares”.
Esta declaração ecoa um discurso anterior de Kim, relatado em janeiro do ano passado, no qual ele enfatizou a necessidade de aumentar “exponencialmente” o número de ogivas nucleares do país.
A postura de Kim surge em resposta à política de Washington de fortalecer continuamente sua dissuasão estendida, que inclui forças nucleares, para defender Japão e Coreia do Sul. Essa estratégia americana tem levado a Coreia do Norte a reafirmar repetidamente sua intenção de aprimorar sua própria dissuasão nuclear.
Especialistas estimam que a Coreia do Norte possa ter atualmente entre 50 e 90 ogivas nucleares. O aumento desse arsenal representa uma escalada significativa nas tensões regionais e um desafio contínuo para os esforços de desnuclearização da península coreana.
- Pertences de desabrigados são removidos após enchentes em Noto - 7 de outubro de 2024 5:19 am
- Um ano de conflito Israel-Hamas: Gaza em crise humanitária - 7 de outubro de 2024 5:12 am
- China e Coreia do Norte celebram 75 anos de laços diplomáticos - 7 de outubro de 2024 5:06 am