Minsk, Belarus, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias BelTA – As autoridades de Belarus anunciaram nesta quarta-feira (4) a detenção de um cidadão japonês acusado de coletar informações sensíveis próximo à fronteira com a Ucrânia e realizar outras atividades suspeitas. A televisão estatal bielorrussa, aliada da Rússia, reportou que o homem, identificado como “Nakanishi Masatoshi”, foi detido por supostamente filmar instalações militares e reunir informações na região fronteiriça.
A Embaixada do Japão em Belarus confirmou a detenção de um japonês na casa dos 50 anos, ocorrida em 9 de julho, por alegada violação da lei bielorrussa. A representação diplomática afirmou estar prestando assistência ao detido, mas se recusou a fornecer detalhes adicionais, citando a investigação em andamento.
O secretário-chefe do gabinete japonês, Hayashi Yoshimasa, declarou em Tóquio que o governo confirmou a detenção e que o cônsul japonês já se encontrou com o homem. Hayashi assegurou que o detido está em boas condições de saúde e que o governo japonês está oferecendo todo o suporte possível, incluindo contato com seus associados.
A televisão estatal de Belarus anunciou que transmitirá um programa especial na quinta-feira (5) intitulado “Fracasso do Samurai de Tóquio”, sugerindo uma abordagem sensacionalista do caso. Esta situação ocorre em um momento de tensões elevadas na região, com Belarus sendo um aliado próximo da Rússia no conflito com a Ucrânia.
O incidente levanta questões sobre as atividades de cidadãos estrangeiros em Belarus e pode ter implicações diplomáticas entre Japão e Belarus. As autoridades japonesas continuam a monitorar de perto a situação, enquanto buscam mais informações sobre as acusações específicas contra seu cidadão.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am