Tóquio, Japão, 3 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Nikkei – Operadoras de ônibus no Japão iniciarão em novembro um teste para serviços que aceitam apenas pagamentos digitais. A iniciativa segue a revisão das regras pelo Ministério dos Transportes, que aprovou o funcionamento de ônibus exclusivamente cashless.
O teste ocorrerá em 29 rotas atendidas por 18 operadoras de ônibus em 13 prefeituras, incluindo Tóquio, e continuará até março do próximo ano. As empresas monitorarão as mudanças na conveniência para os passageiros e na carga de trabalho de seus funcionários, além de discutir soluções para passageiros que possuem apenas dinheiro.
As empresas de ônibus japonesas enfrentam dificuldades crescentes devido à diminuição da população, que reduz o número de clientes e dificulta a contratação de motoristas. Um grupo da indústria tem defendido os serviços cashless como uma forma de aliviar o fardo sobre os operadores.
A transição para um sistema de transporte público sem dinheiro físico reflete um esforço mais amplo do Japão para adotar pagamentos digitais, que ainda representam cerca de 40% das transações no país. A introdução de sistemas de pagamento sem contato, como cartões de crédito e débito, visa aumentar a conveniência para turistas estrangeiros e residentes locais.
O sucesso deste teste poderá influenciar a implementação de serviços semelhantes em outras regiões, contribuindo para a modernização do transporte público no Japão e promovendo uma economia mais digitalizada.
- Aprovação do gabinete Kishida cai para 20%, aponta pesquisa - 10 de setembro de 2024 5:31 am
- Tribunal de Nagasaki reconhece parcialmente hibakushas - 10 de setembro de 2024 5:25 am
- China e Rússia anunciam exercícios militares conjuntos - 10 de setembro de 2024 5:21 am