18.2 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 9:13: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão protesta contra violação de espaço aéreo por avião russo

Caças japoneses lançam sinalizadores pela primeira vez.

Tóquio, Japão, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O governo japonês protestou veementemente contra a violação de seu espaço aéreo por um avião militar russo nesta segunda-feira (23). O primeiro-ministro Fumio Kishida exigiu que tal intrusão não se repita.

“Apresentamos um protesto muito forte por canais diplomáticos e instamos o governo russo a evitar uma recorrência”, declarou Kishida. “Estamos determinados a defender nossa terra, mar e ar e garantir que manteremos os olhos na situação”.

Segundo o Ministério da Defesa, uma aeronave de patrulha IL-38 sobrevoou a ilha de Rebun, na prefeitura de Hokkaido, por volta das 13h, retornando duas vezes nas três horas seguintes. Cada violação durou entre 30 e 60 segundos.

Em resposta, a Força Aérea de Autodefesa do Japão enviou caças para interceptar o avião russo. Como os russos não responderam aos avisos por rádio, as tripulações japonesas lançaram sinalizadores pela primeira vez desde a introdução de medidas específicas para lidar com tais intrusões.

Este incidente ocorre em um contexto de crescente preocupação japonesa com a colaboração militar entre Rússia e China na região, levando o Japão a reforçar suas defesas, especialmente em ilhas remotas consideradas cruciais para sua estratégia de defesa.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img