17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  6:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão protesta contra intrusões chinesas em seu território

Governo japonês monitora de perto atividades militares da China.

Tóquio, Japão, 3 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O porta-voz do governo japonês, Hayashi Yoshimasa, anunciou nesta segunda-feira (2) que o Japão protestou formalmente contra a China devido à recente série de intrusões em seu território, incluindo a entrada de um navio militar chinês em águas japonesas e a violação do espaço aéreo por uma aeronave militar chinesa.

Hayashi informou que o Japão apresentou um protesto a Pequim no sábado (31), através de canais diplomáticos, expressando forte preocupação sobre a entrada de um navio de pesquisa chinês em águas japonesas próximas à Prefeitura de Kagoshima. O protesto também abordou a intrusão de uma aeronave militar chinesa no espaço aéreo japonês sobre águas da Prefeitura de Nagasaki em 26 de agosto, bem como os recentes movimentos de navios navais chineses na região.

Embora Hayashi tenha afirmado ser difícil avaliar com certeza o propósito e a intenção por trás dessas ações chinesas, ele destacou que a China tem aumentado suas atividades militares ao redor do Japão nos últimos anos.

“O Japão continuará monitorando de perto os movimentos da China com forte preocupação e fará o máximo em suas atividades de vigilância e monitoramento”, declarou Hayashi, enfatizando a determinação do governo japonês em proteger sua integridade territorial.

Essas intrusões ocorrem em um contexto de crescentes tensões na região do Indo-Pacífico, com o Japão buscando fortalecer suas capacidades de defesa em resposta às atividades militares chinesas cada vez mais assertivas. O incidente ressalta a complexidade das relações sino-japonesas e a importância da vigilância contínua para manter a estabilidade regional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)