Tóquio, Japão, 28 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Ishiba Shigeru, recém-eleito presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido governista do Japão, iniciou o processo de seleção de executivos do partido e membros para seu gabinete. O ex-secretário-geral do PLD está considerando nomear para cargos-chave parlamentares que concorreram contra ele na disputa pela liderança na sexta-feira (27).
Ishiba, que deve se tornar o 102º primeiro-ministro japonês, lançará seu gabinete na terça-feira (1) após votação em uma sessão extraordinária da Dieta. Ele planeja definir a composição da liderança do PLD durante o fim de semana, com lançamento previsto para segunda-feira (30).
Em coletiva de imprensa na sexta-feira, Ishiba afirmou que é natural convidar seus ex-rivais para assumir os cargos mais apropriados. Ele também declarou não ter intenção de nomear um número fixo de parlamentares de facções do PLD, já que a maioria decidiu se dissolver.
O novo líder planeja dissolver a Câmara Baixa para uma eleição geral o mais rápido possível após o lançamento de seu gabinete e debates na Dieta entre parlamentares do governo e da oposição. O PLD solicitou que seus capítulos prefeiturais submetam até 7 de outubro os nomes de potenciais candidatos a serem endossados pelo partido para a eleição.
Ishiba deverá avaliar a opinião pública antes de decidir sobre o momento de dissolução da Câmara Baixa, sinalizando uma possível convocação de eleições gerais em um futuro próximo. Esta movimentação reflete a intenção do novo premiê de consolidar sua base de apoio e buscar um mandato popular para suas políticas.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am