Saint-Omer, Pas-de-Calais, França, 3 de setembro de 2024 – Agência France-Presse – Um grande incêndio atingiu a histórica Igreja da Imaculada Conceição na cidade de Saint-Omer, no norte da França, na madrugada desta segunda-feira (2). O fogo, que começou por volta das 4h30 da manhã, resultou no colapso da torre do sino do templo.
Cerca de 90 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, conseguindo conter o incêndio na manhã de segunda-feira. Apesar dos esforços, a torre do sino da igreja não resistiu e desabou. Felizmente, não houve feridos, mas aproximadamente 50 moradores das proximidades foram evacuados como medida de precaução.
O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, expressou solidariedade através de sua conta na rede social X: “Meus pensamentos estão com os católicos e o povo de Saint-Omer”. Darmanin também informou que uma investigação está em andamento para determinar a causa exata do incêndio.
A Igreja da Imaculada Conceição, inaugurada em 1859, é conhecida por seus elementos neogóticos. O templo passou por uma restauração recente, sendo reaberto ao público em 2018. Este incidente ocorre apenas dois meses após outro incêndio ter atingido a torre da catedral medieval de Rouen, também no norte da França, durante trabalhos de restauração.
O incêndio em Saint-Omer levanta preocupações sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural francês, reacendendo memórias do devastador incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame em Paris em 2019. As autoridades locais e nacionais deverão avaliar os danos e planejar possíveis esforços de reconstrução nos próximos dias.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am