Nova York, Estados Unidos, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – As autoridades americanas acusaram Linda Sun, ex-assessora da governadora de Nova York Kathy Hochul, de atuar como agente do governo chinês. Sun, cidadã americana nascida na China, foi demitida no ano passado por suposta má conduta.
Segundo a acusação, Sun teria agido como “agente não declarada” de Pequim enquanto trabalhava para o governo estadual de Nova York. Ela é acusada de se envolver em “numerosas atividades políticas”, incluindo bloquear o contato de representantes taiwaneses com autoridades de alto escalão do estado e alterar mensagens oficiais sobre temas importantes para o Partido Comunista Chinês.
Em troca dessas atividades, Sun teria recebido pagamentos substanciais e outros benefícios, utilizados para comprar imóveis em Nova York e no Havaí, além de carros de luxo. Sun foi presa na terça-feira (3), junto com seu marido Chris Hu, sob acusações de lavagem de dinheiro e outros crimes. O casal teria se declarado inocente em um tribunal no Brooklyn.
A governadora Kathy Hochul expressou sua indignação à ABC News: “Estou furiosa, indignada e absolutamente chocada com a ousadia de seu comportamento. Foi uma traição de confiança.”
O caso levanta preocupações sobre a infiltração de agentes estrangeiros em altos níveis do governo estadual americano e destaca os desafios enfrentados pelas autoridades na proteção contra espionagem e influência estrangeira. As investigações continuam para determinar a extensão das atividades de Sun e seu impacto nas relações entre Estados Unidos e China.
- Xi Jinping recebe premiês da Noruega e Espanha em Pequim - 10 de setembro de 2024 6:07 am
- Novo representante de Taiwan no Japão promete fortalecer laços - 10 de setembro de 2024 6:01 am
- Ex-prefeita filipina nega nacionalidade chinesa em audiência - 10 de setembro de 2024 5:55 am