Phnom Penh, Camboja, 14 de setembro de 2024 – Agência Khmer Press – Os Estados Unidos impuseram sanções a um legislador e empresário cambojano, Ly Yong Phat, por seu suposto envolvimento em esquemas de tráfico humano e trabalho forçado em centros de fraude online. A medida, anunciada na quinta-feira (12) pelo Departamento do Tesouro dos EUA, marca uma escalada nas ações contra o crime organizado transnacional na região.
Ly Yong Phat, senador do partido governista e proprietário do grupo empresarial L.Y.P., que opera hotéis e resorts, é acusado de utilizar suas propriedades para atrair vítimas com falsas oportunidades de emprego entre 2022 e 2024. Segundo as autoridades americanas, os candidatos tinham seus passaportes confiscados e eram forçados a realizar fraudes online.
As vítimas relataram jornadas de trabalho de até 15 horas diárias, além de abusos físicos, incluindo espancamentos e choques elétricos. Alguns foram até mesmo submetidos ao tráfico sexual. As sanções, baseadas na Lei Magnitsky, proíbem Ly Yong Phat de realizar negócios com cidadãos americanos.
O Ministério das Relações Exteriores do Camboja expressou “profundo pesar” pela decisão dos EUA, argumentando que tais sanções unilaterais minam o respeito pelo direito internacional e as normas básicas das relações interestatais.
Nos últimos anos, o Camboja tornou-se um centro de operações de fraudes online. O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos estima que até 100.000 pessoas no país tenham sido forçadas a participar de centros de fraude.
Esta ação dos EUA destaca a crescente preocupação internacional com o tráfico humano e o trabalho forçado associados a crimes cibernéticos no Sudeste Asiático. A medida pode pressionar o governo cambojano a intensificar seus esforços contra essas atividades ilegais e melhorar a proteção dos direitos humanos no país.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am