6.5 C
Kóka
quarta-feira, 16 outubro, 2024 9:36: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA e Reino Unido debatem uso de armas de longo alcance

Líderes adiam decisão sobre mísseis para Ucrânia.

Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 15 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que a questão sobre permitir à Ucrânia o uso de armas de longo alcance contra território russo será discutida novamente durante a Assembleia Geral da ONU. A declaração foi feita após reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca na sexta-feira (13).

Os líderes trocaram opiniões sobre a possibilidade de suspender as restrições atuais, o que efetivamente permitiria à Ucrânia utilizar armas ocidentais de longo alcance em ofensivas dentro do território russo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tem pressionado pela rápida suspensão dessas restrições, argumentando que enquanto os líderes ocidentais continuam a debater o assunto, as ofensivas russas seguem causando danos.

O presidente russo, Vladimir Putin, indicou que os países da OTAN estariam diretamente envolvidos no conflito com seu país se a Ucrânia fosse autorizada a atacar alvos profundos dentro do território russo com mísseis fabricados no Ocidente. Putin advertiu que tal movimento mudaria a natureza do conflito.

Apesar da expectativa gerada pela cúpula EUA-Reino Unido, especialmente após as advertências de Putin, Starmer limitou-se a dizer que os líderes tiveram uma discussão “produtiva”. Ele sugeriu que o assunto seria debatido mais a fundo na reunião da Assembleia Geral da ONU, programada para ocorrer em Nova York ainda este mês.

Em uma mensagem nas redes sociais na sexta-feira (13), Zelenskyy enfatizou: “A guerra deve se tornar mais difícil para a Rússia – essa é a única maneira de fazê-los perceber que deve acabar”. Ele acrescentou: “Isso requer decisões fortes do mundo”.

A decisão sobre o uso de armas de longo alcance pela Ucrânia permanece um tema delicado nas relações internacionais, equilibrando as necessidades defensivas ucranianas com os riscos de uma escalada do conflito.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img