17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  5:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA acusam líderes do Hamas por ataque de 7 de outubro

Yahya Sinwar e outros cinco membros enfrentam acusações.

Washington, Estados Unidos, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (3) acusações formais contra Yahya Sinwar, líder do Hamas, e outros cinco membros seniores do grupo islâmico em conexão com o ataque de 7 de outubro de 2023 em Israel.

As acusações, apresentadas em fevereiro, mas divulgadas apenas agora, alegam que os seis membros do Hamas desempenharam papéis centrais no planejamento, apoio e execução dos ataques terroristas. O documento também menciona crimes envolvendo assassinatos e sequestros de civis inocentes, incluindo mais de 40 cidadãos americanos.

O procurador-geral Merrick Garland declarou em um comunicado em vídeo que as autoridades americanas estão investigando “cada um dos brutais assassinatos de americanos pelo Hamas como um ato de terrorismo”. Ele acrescentou: “Estas ações não serão as últimas”.

Entre os acusados está o ex-líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que foi morto durante uma visita ao Irã em julho deste ano. A divulgação das acusações coincide com a recuperação dos corpos de seis reféns mantidos pelo Hamas, incluindo um cidadão americano.

O anúncio das acusações ocorre em um momento de crescente pressão nos Estados Unidos para que o governo adote uma postura mais dura em relação ao conflito. As autoridades americanas esperam que essas acusações demonstrem o compromisso do país em responsabilizar os líderes do Hamas pelos ataques de outubro, que resultaram na morte de aproximadamente 1.200 pessoas em Israel.

A ação legal dos EUA também destaca a complexidade das negociações em curso para um cessar-fogo e a libertação dos reféns restantes, enquanto o conflito em Gaza continua a se desenrolar com consequências humanitárias devastadoras.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)