Tóquio, Japão, 3 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Chuvas localizadas estão atingindo partes do norte ao oeste do Japão nesta segunda-feira (2), enquanto chuvas extremamente fortes podem continuar até terça-feira (3) no norte e leste do país. A Agência Meteorológica do Japão alerta que as condições atmosféricas estão extremamente instáveis devido ao fluxo de ar quente e úmido em uma frente de chuva que se estende pelo norte do país a partir do Mar do Japão.
Na manhã de segunda-feira, a cidade de Kazuno, na Prefeitura de Akita, registrou 50 milímetros de chuva em apenas uma hora. A frente de chuva deve se mover para o sul, podendo trazer chuvas localizadas intensas acompanhadas de trovões para o norte e leste do Japão.
Espera-se que, no período de 24 horas até a manhã de terça-feira, a precipitação alcance 120 milímetros na região de Tohoku e 80 milímetros nas regiões de Hokkaido, Kanto-Koshin, Hokuriku e Tokai.
As autoridades meteorológicas estão pedindo à população que mantenha alta vigilância contra deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, bem como rios inchados e transbordantes. Também é aconselhado cautela em relação a raios, ventos violentos, incluindo tornados, e granizo.
Tempestades anteriores, incluindo o Tufão Shanshan, trouxeram chuvas recordes para partes do leste e oeste do Japão, afrouxando o solo. Portanto, mesmo uma pequena quantidade de chuva pode aumentar o risco de desastres.
Os moradores são aconselhados a se manterem informados sobre as condições climáticas e a tomarem medidas preventivas para garantir sua segurança e a de suas comunidades.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am