Londres, Reino Unido, 9 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Britânica- Os chefes dos serviços de inteligência estrangeira dos Estados Unidos e do Reino Unido reconheceram alguns êxitos na incursão militar ucraniana no oeste da Rússia. William Burns, diretor da CIA, e Richard Moore, chefe do MI6, fizeram declarações conjuntas durante um evento público em Londres no sábado (7).
Burns revelou que no outono de 2022, durante a contraofensiva ucraniana na região de Kharkiv e em outras áreas, houve um momento em que ele considerou haver “um risco genuíno” do “uso potencial de armas nucleares táticas” pela Rússia na Ucrânia.
Moore advertiu que seria errado subestimar as ameaças nucleares russas. No entanto, ele enfatizou: “Ninguém no Ocidente será intimidado por tais conversas ou qualquer outro comportamento do estado russo”.
Estas declarações dos chefes de inteligência ocidentais destacam a importância estratégica da incursão ucraniana em território russo, bem como seu impacto nas percepções internacionais sobre o conflito. A avaliação positiva da operação ucraniana por parte de figuras tão proeminentes da inteligência ocidental sugere um possível fortalecimento do apoio à Ucrânia em sua luta contra a agressão russa.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am