Tóquio, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O índice de referência da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, encerrou a sessão de terça-feira (17) com uma queda de 1,03% em relação à sexta-feira (13), fechando em 36.203 pontos. Durante o pregão, o índice chegou a recuar mais de 2%, caindo abaixo da marca dos 36.000 pontos.
A principal razão para o declínio foi a rápida valorização do iene em relação ao dólar, que levou os investidores a venderem ações de montadoras e outras empresas exportadoras. A moeda japonesa mais forte tende a reduzir a competitividade dos produtos japoneses no mercado internacional e diminuir os lucros das empresas quando convertidos para iene.
As empresas do setor automotivo, um dos pilares da economia japonesa, foram particularmente afetadas pela queda. Outras exportadoras de diversos setores também sentiram o impacto negativo da valorização da moeda nacional.
Analistas apontam que a continuidade dessa tendência de fortalecimento do iene pode pressionar ainda mais as ações das empresas exportadoras japonesas nos próximos dias. O mercado agora aguarda por sinais de possíveis intervenções do Banco do Japão para conter a valorização excessiva da moeda.
Esta queda no mercado de ações reflete as preocupações dos investidores sobre o impacto da taxa de câmbio na competitividade global das empresas japonesas, um fator crucial para a economia do país, fortemente dependente das exportações.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

