Kiev, Ucrânia, 25 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy reafirmou sua determinação em continuar lutando contra a invasão russa no 33º aniversário da independência da Ucrânia da União Soviética, celebrado neste sábado (24). A data também marca dois anos e meio desde o início da invasão.
Zelenskyy visitou a praça em frente à Catedral de São Miguel, no centro de Kiev, onde depositou flores azuis e amarelas – cores da bandeira nacional – no memorial dedicado aos soldados mortos no conflito com a Rússia.
Em um vídeo divulgado no sábado, o presidente mencionou sua visita à região de Sumy, que faz fronteira com o oeste da Rússia, onde forças ucranianas estão conduzindo ataques transfronteiriços. “Quem desejou miséria à nossa terra a encontrará em sua própria casa”, declarou Zelenskyy.
O presidente também enfatizou: “Somente a Ucrânia e os ucranianos determinarão como viver, que caminho seguir e que escolha fazer. Porque é assim que funciona a independência”.
Nas ruas de Kiev, muitos cidadãos vestiam a tradicional camisa ucraniana, a vyshyvanka, aparentemente para demonstrar sua determinação em continuar resistindo e manter a independência. Na Praça da Independência, no centro da cidade, pessoas visitavam as bandeiras nacionais erguidas em homenagem aos soldados caídos.
Uma mulher de 31 anos expressou gratidão aos soldados que protegem o país, enquanto um homem de 39 anos afirmou sua crença no exército ucraniano, apesar das tentativas russas de destruir a nação.
A celebração deste ano ocorre em um momento crítico do conflito, com a Ucrânia realizando uma contraofensiva no leste do país e enfrentando desafios contínuos na frente de batalha. O discurso de Zelenskyy e as manifestações populares refletem a determinação do povo ucraniano em preservar sua independência e soberania frente à agressão russa.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am