26 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 2:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy confirma ataques ucranianos em território russo

Presidente da Ucrânia reconhece operações militares em regiões russas, aumentando tensões na guerra.

Kyiv, Ucrânia, 12 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Ukrinform) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy confirmou que as forças militares de seu país estão realizando ataques em território russo, especificamente na região oeste, desde terça-feira (6). Em um discurso em vídeo no sábado (10), Zelenskyy destacou que o comandante-chefe Syrskyi relatou várias vezes sobre a situação na linha de frente e as ações para levar a guerra ao território do agressor.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que enviou unidades de reserva e reforçou seu poder aéreo para repelir os ataques transfronteiriços da Ucrânia, alegando ter bloqueado a tentativa de invasão mais profunda em seu território. Além disso, informou a destruição de 14 drones ucranianos e quatro mísseis balísticos na região de Kursk, onde as operações ucranianas estão em andamento.

Alexei Smirnov, governador interino da região de Kursk, relatou nas redes sociais no domingo (11) que 13 pessoas ficaram feridas em um edifício atingido por destroços de um míssil ucraniano. Ele classificou o exército ucraniano como terrorista.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia informou que mais de 76.000 pessoas já evacuaram as áreas de fronteira na região de Kursk para regiões vizinhas, incluindo Moscou e Tula. Enquanto isso, as forças russas continuam seus ataques. O Serviço de Emergência da Ucrânia informou no domingo (11) que um homem de 35 anos e seu filho de 4 anos foram encontrados mortos sob os escombros de um edifício atingido por fragmentos de foguetes russos. Três outras pessoas, incluindo uma criança de 13 anos, ficaram gravemente feridas.

Zelenskyy elogiou as forças ucranianas por sua capacidade de restaurar a justiça e exercer a pressão necessária sobre o agressor, marcando a primeira vez que reconhece oficialmente a incursão em território russo. A operação representa um momento crítico no conflito que já dura mais de dois anos, com a Ucrânia expandindo suas operações transfronteiriças para além das regiões de fronteira anteriormente atacadas.

A ofensiva em Kursk, descrita como uma “provocação significativa” por Moscou, representa um triunfo notável para Kyiv, que continua enfrentando desafios para manter seu território ao longo da extensa linha de frente de 1.000 quilômetros. Enquanto isso, Moscou persiste com sua ofensiva gradual, aproximando-se de várias cidades e rotas estrategicamente vitais no leste da Ucrânia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img