Paris, França, 5 de agosto de 2024 (Agência de Notícias France-Presse) – A Ucrânia conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris ao derrotar a Coreia do Sul na final do sabre por equipes feminino. A equipe ucraniana, terceira no ranking mundial, enfrentou a quarta colocada Coreia do Sul no sábado (3), após vencer o Japão na semifinal.
Olga Kharlan, medalhista de bronze no sabre individual, junto com Yuliya Bakastova e Alina Komashchuk, compuseram a equipe ucraniana na final. Apesar de estar perdendo por 20-14 após a quarta rodada, as ucranianas recuperaram-se gradualmente. Na nona e última rodada, Kharlan conquistou pontos consecutivos para garantir a vitória por 45-42.
Após a partida, Kharlan expressou seus sentimentos pelo país, dizendo que este é o pior momento para a Ucrânia devido à continuidade dos combates desde a invasão russa. Ela espera que a medalha de ouro possa trazer alguma alegria para seu país.
Bakastova dedicou a vitória à Ucrânia, ressaltando o esforço contínuo da equipe diante dos temores enfrentados. Komashchuk acrescentou que a equipe provou que é possível seguir em frente acreditando, mesmo em uma era sem esperança, transformando o impossível em possível.
A Ucrânia está representada por 140 atletas em Paris, sua menor delegação até o momento nos Jogos Olímpicos de Verão, devido aos conflitos em curso desde a invasão russa em 2022. O ouro conquistado no sábado (3) soma-se a uma prata e um bronze já obtidos pelos atletas ucranianos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, expressou sua gratidão à equipe de sabre feminino em suas redes sociais, agradecendo pelo resultado, pelo espírito e por mostrar que os ucranianos vencem. Ele acrescentou que “a Ucrânia sabe como inspirar tanto nos Jogos Olímpicos quanto em tempos como estes”.
- Antissemitismo em Londres: O silêncio da mídia é ensurdecedor - 6 de outubro de 2024 11:58 am
- FAB repatria 229 brasileiros do Líbano em meio a conflitos - 6 de outubro de 2024 11:34 am
- Declínio alarmante de aves e borboletas no Japão preocupa - 6 de outubro de 2024 6:48 am