Tóquio, Japão, 26 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O tufão Shanshan deve se aproximar das regiões oeste e leste do Japão a partir de terça-feira (27), trazendo consigo a ameaça de ventos violentos e deslizamentos de terra. A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) emitiu alertas, prevendo condições climáticas severas.
Às 18h de domingo (25), o Shanshan se movia a noroeste sobre águas ao sul do Japão, a uma velocidade de 30 km/h. Com pressão atmosférica central de 980 hectopascais, o tufão apresenta ventos sustentados máximos de 126 km/h próximos ao centro, com rajadas atingindo 180 km/h.
A JMA prevê que o tufão ganhará força ao se deslocar para o norte, atingindo um nível considerado “muito forte” na terça-feira, antes de se aproximar das regiões oeste e leste do país. Espera-se que os ventos máximos atinjam 126 km/h no sul de Kyushu e 90 km/h na região de Shikoku.
Chuvas intensas são previstas para o oeste e leste do Japão, principalmente nas áreas costeiras do Pacífico, de terça a quarta-feira (28). As regiões de Tokai e Shikoku podem receber até 200 mm de chuva nas 24 horas até terça-feira à noite, enquanto Kinki e o sul de Kyushu podem registrar 150 mm.
A JMA alerta para o risco de ventos violentos, deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, elevação do nível dos rios e ondas altas. O mar deve ficar agitado com ondulações na terça-feira, podendo se tornar extremamente turbulento posteriormente.
A Central Japan Railway Company anunciou a possibilidade de cancelamentos nos serviços do trem-bala Tokaido Shinkansen devido ao tufão, com informações a serem divulgadas por volta de quarta e quinta-feira (29).
As autoridades recomendam que a população fique atenta às informações mais recentes e siga as orientações de segurança para se proteger durante a passagem do tufão Shanshan.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am