18 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 11:18: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tufão Shanshan causa estragos e feridos em Kyushu

Ventos fortes e possível tornado atingem cidade de Miyazaki.

Tóquio, Japão, 29 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O tufão Shanshan, que se aproxima da região sudoeste de Kyushu no Japão, já está causando danos significativos em diversas áreas. Na cidade de Miyazaki, prefeitura de mesmo nome, quatro pessoas sofreram ferimentos leves devido aos fortes ventos na quarta-feira (28).

Meteorologistas estimam que um tornado tenha atingido a região, baseando-se na extensão dos danos e em relatos de testemunhas. Entre os feridos estão uma menina que teve a perna cortada por estilhaços de vidro e um homem na casa dos 70 anos atingido por uma telha arrancada pelo vento.

A situação se agravou durante a noite, quando ventos ainda mais violentos atingiram a cidade. O corpo de bombeiros recebeu mais de 20 chamados relatando rajadas repentinas nas proximidades da estação JR Minami-Miyazaki e do Aeroporto de Miyazaki. Os incidentes incluíram ferimentos por vidros quebrados, paredes desabadas e cabos elétricos soltos.

Até as 2h da manhã de quinta-feira (29), oito pessoas com idades variando de menos de 10 a 60 anos foram levadas a hospitais. Felizmente, nenhuma das condições é considerada de risco de vida.

Em Kagoshima, as autoridades enfrentam outra situação preocupante. A polícia local informou que o corpo de bombeiros recebeu um chamado na noite de quarta-feira (28) sobre um homem na casa dos 60 anos que caiu de um navio no mar. Equipes de resgate, incluindo bombeiros e guarda costeira, iniciaram operações de busca, mas até o momento o homem não foi encontrado, e as buscas foram temporariamente suspensas devido às condições climáticas adversas.

O tufão Shanshan, considerado um dos mais fortes da história do Japão, fez landfall próximo a Satsumasendai, na prefeitura de Kagoshima, pouco depois das 8h da manhã de quinta-feira (29). Seu movimento lento prolonga o período de impactos perigosos, levando à emissão de alertas de emergência para amplas áreas do sudoeste do Japão.

As autoridades alertam para o risco contínuo de deslizamentos de terra, inundações e ressacas em Kyushu. Prevê-se que o acumulado de chuvas nas próximas 24 horas possa atingir 600 milímetros no sul de Kyushu, com algumas áreas podendo receber até 1.000 milímetros nos próximos dias.

A população é instada a seguir rigorosamente as orientações de segurança e evacuação emitidas pelas autoridades locais, mantendo-se informada sobre as atualizações meteorológicas nos próximos dias.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img