Tóquio, Japão, 17 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O tufão Ampil está passando próximo à ilha principal do Japão, atingindo a região metropolitana de Tóquio e a região de Tohoku com ventos fortes e chuvas intensas. As autoridades continuam alertando a população para permanecer em segurança e evitar saídas desnecessárias.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, às 1h de sábado (17), o tufão estava localizado a 150 quilômetros a leste da cidade de Choshi, na província de Chiba, a leste de Tóquio, movendo-se na direção norte-nordeste. Previsões indicam que chuvas fortes e trovoadas devem continuar em algumas áreas das regiões de Kanto e Tohoku ao longo do sábado.
O impacto do tufão já é sentido em diversos setores. Turistas estrangeiros em pontos populares de Tóquio relataram que o tufão os está forçando a reconsiderar seus planos de viagem. As companhias de energia elétrica informaram que, até as 23h30 de sexta-feira (16), mais de 7.700 residências na região de Kanto estavam sem eletricidade.
Ordens de evacuação foram emitidas para partes das prefeituras de Chiba e Fukushima. Abrigos foram estabelecidos em áreas afetadas, com alguns residentes da cidade de Minamiboso, em Chiba, buscando refúgio em centros de evacuação.
Especialistas alertam que desastres podem ocorrer mesmo em áreas distantes do centro do tufão. As autoridades meteorológicas estão emitindo avisos sobre riscos de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, transbordamento de rios e rajadas de vento poderosas.
“Mesmo com a passagem do centro do tufão, os riscos permanecem elevados”, afirmou Hiroshi Takahashi, meteorologista-chefe da Agência Meteorológica do Japão. “Pedimos à população que continue atenta às informações locais e siga as orientações das autoridades”.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am