Tóquio, Japão, 14 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A tempestade tropical severa Ampil deve se aproximar das Ilhas Ogasawara, arquipélago remoto de Tóquio, entre a tarde e a noite desta quarta-feira (15). Autoridades meteorológicas alertam que a tempestade pode se intensificar e avançar para o leste do Japão, incluindo a região metropolitana de Tóquio, e o norte do país.
A Agência Meteorológica do Japão informa que Ampil se move lentamente para nordeste sobre o mar ao sul do Japão. A tempestade apresenta uma pressão atmosférica central de 975 hectopascais, com ventos máximos sustentados de 108 km/h próximos ao seu centro e rajadas que podem atingir instantaneamente 162 km/h.
As Ilhas Ogasawara devem enfrentar fortes chuvas e trovoadas, com precipitação máxima podendo alcançar 120 milímetros nas 24 horas até a manhã de quinta-feira (16). Autoridades alertam para o risco de ondas altas e deslizamentos de terra.
Ampil deve se aproximar das Ilhas Izu na quinta-feira (16), ganhando força e potencialmente atingindo o leste e norte do Japão entre sexta-feira (17) e sábado (18). A região de Kanto-Koshin, que inclui Tóquio, pode ser afetada.
Nas Ilhas Izu, são esperados ventos máximos sustentados de 144 km/h e rajadas de até 216 km/h, com ondas que podem atingir 9 metros de altura. As autoridades alertam que os ventos podem ser fortes o suficiente para derrubar casas.
A população é aconselhada a se preparar com antecedência e manter-se atualizada com as informações mais recentes. A Central Japan Railway anunciou a possibilidade de suspender os serviços da linha de trem-bala Tokaido Shinkansen de sexta-feira a sábado.
As autoridades meteorológicas continuam monitorando de perto a trajetória de Ampil, ressaltando que o leste do Japão e outras regiões podem experimentar condições extremamente tempestuosas, dependendo do caminho da tempestade.
- Aprovação do gabinete Kishida cai para 20%, aponta pesquisa - 10 de setembro de 2024 5:31 am
- Tribunal de Nagasaki reconhece parcialmente hibakushas - 10 de setembro de 2024 5:25 am
- China e Rússia anunciam exercícios militares conjuntos - 10 de setembro de 2024 5:21 am