Tóquio, Japão, 31 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O anúncio do aumento da taxa de juros de curto prazo pelo Banco do Japão (BOJ) provocou uma reação imediata no mercado financeiro de Tóquio nesta quarta-feira (31). Investidores de moeda compraram iene e venderam dólar, levando a moeda japonesa a se valorizar para o nível de 151 ienes por dólar imediatamente após o anúncio, chegando posteriormente ao patamar inferior de 150 ienes, o mais forte em cerca de quatro meses.
A valorização do iene foi impulsionada pelas declarações do governador do BOJ, que indicou a possibilidade de novos aumentos nas taxas caso a situação econômica e de preços evolua conforme as expectativas do banco central.
O mercado de ações também reagiu fortemente à decisão do BOJ. O índice Nikkei 225, principal indicador da Bolsa de Tóquio, encerrou o dia em 39.101 pontos, com alta de 1,5%. Ações de bancos e outras empresas do setor financeiro foram as mais procuradas após o anúncio da alta dos juros.
Analistas observaram que a valorização do iene frente ao dólar durante o horário de negociação não foi tão expressiva quanto o esperado. Além disso, investidores compraram ações de empresas do setor de semicondutores após notícias de que o Japão seria isento de restrições americanas às exportações de chips para a China.
O Nikkei 225 vem apresentando alta desde a forte recuperação na segunda-feira (29), encerrando uma sequência de oito dias de queda. Esta reação positiva do mercado reflete a confiança dos investidores nas medidas econômicas adotadas pelo Banco do Japão e nas perspectivas de crescimento da economia japonesa.
- Zênitha Música celebra 8 indicações no Prêmio PPM - 18 de junho de 2025 5:39 am
- Alerta de erupção em ilha vulcânica de Tóquio - 18 de junho de 2025 5:21 am
- Tailândia intensifica esforços para atrair turistas chineses - 18 de junho de 2025 4:53 am