Mais de 650 mortos em protestos recentes em Bangladesh

Relatório aponta uso excessivo de força pela polícia.

0

Genebra, Suíça, 18 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) divulgou ontem um relatório alarmante sobre os recentes protestos em Bangladesh, revelando que mais de 650 pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes e forças policiais. A onda de violência culminou com a renúncia da primeira-ministra Sheikh Hasina.

O documento, que analisa a resposta policial e as violações de direitos humanos durante os protestos estudantis contra as cotas no serviço público, abrange o período de 16 de julho a 11 de agosto. Entre as vítimas fatais estão estudantes e civis.

O relatório confirma o uso de espingardas e rifles pela polícia, apontando para o emprego de força “desnecessária e desproporcional”. Além disso, denuncia prisões arbitrárias de estudantes e pessoas ligadas a partidos de oposição, bem como casos de maus-tratos e até tortura de detidos sob custódia policial.

O ACNUDH faz um apelo ao governo interino de Bangladesh, empossado em 8 de agosto, para que inicie uma investigação imparcial e transparente sobre os responsáveis pelas violações de direitos humanos, além de providenciar reparações às vítimas.

Volker Turk, Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, declarou que a transição em Bangladesh representa uma “oportunidade histórica” para fazer dos direitos humanos a pedra angular da governança e sanar divisões de longa data.

“Este é um momento crítico para Bangladesh. A maneira como o país lida com as consequências desses protestos definirá seu futuro democrático”, comentou Asma Akter, analista política em Daca. “É essencial que o governo interino atenda às demandas por justiça e reforma, ao mesmo tempo em que trabalha para restaurar a confiança da população nas instituições.”

O relatório da ONU lança luz sobre a gravidade da situação em Bangladesh e ressalta a necessidade urgente de reformas para garantir o respeito aos direitos humanos e fortalecer as instituições democráticas do país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.