Teerã, Irã, 31 de julho de 2024 (Agência de Notícias Fars) – O grupo terrorista Hamas anunciou que seu líder político, Ismail Haniyeh, foi morto em um ataque israelense no Irã. Haniyeh estava em Teerã para participar da cerimônia de posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.
Segundo a mídia estatal iraniana, Haniyeh foi morto em um ataque aéreo por volta das 2h da manhã de quarta-feira (30), enquanto estava hospedado no norte de Teerã. Fontes libanesas, citando autoridades iranianas, afirmam que o ataque foi realizado com mísseis.
A ala armada do Hamas declarou que a morte de Haniyeh levará a batalha a “novas dimensões” e terá “grandes repercussões”. O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, condenou Israel, afirmando que o país “preparou o terreno para uma punição severa” e que é dever do Irã “vingar” a morte de Haniyeh.
O governo israelense não comentou o ataque, enquanto o exército israelense afirmou estar avaliando a situação, sem emitir novas diretrizes de segurança. Na terça-feira (29), Israel conduziu um ataque aéreo em Beirute, visando um comandante sênior do grupo terrorista Hezbollah, intensificando sua ofensiva contra forças que demonstram solidariedade ao Hamas.
A morte do líder político do Hamas aumenta os temores de uma escalada das tensões na região, em um momento já marcado por intensos conflitos na Faixa de Gaza. O incidente ocorre em um contexto de crescente instabilidade no Oriente Médio, com potencial para desencadear uma série de retaliações e agravar ainda mais a situação geopolítica na área.
- Polônia e países bálticos planejam sair de tratado que proíbe minas terrestres - 19 de março de 2025 5:06 am
- EUA e Rússia não concordam com trégua de 30 dias na Ucrânia, mas avançam em proteção de energia e infraestrutura - 19 de março de 2025 4:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão se forma no ensino médio - 19 de março de 2025 4:29 am