Tóquio, Japão, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Japão comemora nesta quinta-feira (15) o 79º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial com uma cerimônia solene na capital.
O governo japonês organiza anualmente um evento em Tóquio para homenagear os aproximadamente 3,1 milhões de japoneses que perderam suas vidas durante o conflito e para orar pela paz mundial. Este ano, cerca de 4.300 pessoas participarão da cerimônia.
Ao meio-dia, os presentes farão um minuto de silêncio em memória das vítimas, seguido por um discurso do Imperador Naruhito. O Ministério do Bem-Estar Social informou que este ano marca o maior número de familiares de vítimas presentes desde o início da pandemia de coronavírus, sendo também a primeira vez em cinco anos que haverá representantes de todas as 47 prefeituras do país.
Aproximadamente 75% dos familiares que comparecerão têm 70 anos ou mais. O participante mais idoso é um homem de 97 anos de Hokkaido, cuja cerimônia homenageará seu irmão mais velho, falecido aos 26 anos durante a guerra.
Com o número de pessoas com experiência direta da guerra diminuindo, 64 parentes menores de 18 anos participarão do evento para ajudar a transmitir essas memórias às gerações mais jovens. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube.
Além do evento principal em Tóquio, grupos de famílias enlutadas e municípios em todo o país realizarão suas próprias cerimônias para marcar a ocasião. Essas homenagens locais reforçam o compromisso nacional de lembrar o passado e promover a paz para o futuro.
A comemoração deste ano ocorre em um contexto de crescentes tensões regionais e debates sobre o papel do Japão na segurança global, tornando a mensagem de paz e reconciliação ainda mais relevante.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am