Tóquio, Japão, 16 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, apelou ao Irã para que exerça moderação em seu conflito com Israel, em meio a crescentes tensões no Oriente Médio.
Durante uma conversa telefônica na quinta-feira (15) com o ministro interino das Relações Exteriores do Irã, Ali Bagheri Kani, Kamikawa expressou profunda preocupação com a deterioração da situação na região. A ministra japonesa enfatizou que uma escalada adicional não beneficiaria nem a região nem a comunidade internacional.
Kamikawa solicitou que o Irã persuada o grupo xiita Hezbollah no Líbano, bem como outras milícias apoiadas pelo país, a exercerem moderação em suas disputas com Israel. Ela também pediu ajuda para garantir a segurança dos cidadãos japoneses na região.
O apelo do Japão ocorre em um momento crítico, com o Irã declarando intenção de retaliar contra Israel pela morte do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, ocorrido no mês passado durante sua visita a Teerã.
A ministra japonesa e seu homólogo iraniano concordaram em manter comunicação contínua entre os dois países, visando a realização da paz e estabilidade no Oriente Médio. Esta postura reflete a tradicional “diplomacia equilibrada” do Japão na região, buscando manter boas relações tanto com Israel quanto com as nações muçulmanas, incluindo o Irã.
O Japão, altamente dependente do petróleo da região, tem interesse direto na estabilidade do Oriente Médio. A intervenção diplomática de Kamikawa destaca o papel do país como mediador potencial, buscando reduzir as tensões e evitar um conflito mais amplo que poderia ter sérias implicações globais.
- Antissemitismo em Londres: O silêncio da mídia é ensurdecedor - 6 de outubro de 2024 11:58 am
- FAB repatria 229 brasileiros do Líbano em meio a conflitos - 6 de outubro de 2024 11:34 am
- Declínio alarmante de aves e borboletas no Japão preocupa - 6 de outubro de 2024 6:48 am