Tóquio, Japão, 9 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta nesta quinta-feira (8) para um possível megaterremoto ao longo da calha de Nankai, aumentando a preocupação com a ocorrência de um evento sísmico de grande magnitude. Este alerta, denominado “Informações Temporárias sobre o Terremoto na Calha de Nankai (Alerta de Terremoto Gigante)”, indica que a possibilidade de um terremoto em grande escala é maior do que o normal.
O alerta foi emitido após um terremoto de magnitude 7.1 atingir o sudoeste do Japão no mesmo dia, aumentando a preocupação de que um evento ainda mais significativo possa ocorrer. Especialistas estimam que há uma chance de 70 a 80 por cento de um terremoto de magnitude 8 a 9 ocorrer ao longo da Calha de Nakai nos próximos 30 anos, com potencial para causar até 323 mil mortes.
Diante desse cenário, as autoridades japonesas pedem à população que reforce seus preparativos diários e esteja pronta para evacuar imediatamente se um terremoto ocorrer. Recomenda-se que as pessoas verifiquem suas bolsas de emergência, capacetes e mantenham sapatos confortáveis ao lado da cama enquanto dormem. Além disso, é importante que todos saibam a localização de seus familiares em caso de emergência.
O governo japonês está intensificando os esforços para garantir que a população esteja preparada para qualquer eventualidade, destacando a importância de estar bem informado e seguir as orientações das autoridades locais. Links úteis para informações sobre prevenção de desastres foram disponibilizados para ajudar os residentes a se prepararem adequadamente.
Links relacionados.
Site do Cabinet Office] Página de informações sobre prevenção de desastres (link externo)
https://www.bousai.go.jp/jishin/nankai/rinji/index4.html
Página inicial do gerenciamento de crises da cidade de Koka] (link externo)
https://www.city.koka.lg.jp/1979.htm
A situação exige vigilância contínua, e as autoridades continuam monitorando de perto a atividade sísmica na região.
- EUA e Rússia não concordam com trégua de 30 dias na Ucrânia, mas avançam em proteção de energia e infraestrutura - 19 de março de 2025 4:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão se forma no ensino médio - 19 de março de 2025 4:29 am
- Festival Shinto marca a chegada da primavera em Noto - 19 de março de 2025 4:16 am