Jerusalém, Israel, 6 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está em uma “guerra multifrontal” contra o Irã e seus aliados, após o assassinato de um importante líder do Hamas no Irã. Netanyahu descreveu, no domingo (4), o Irã e os grupos apoiados pelo país como o “eixo do mal do Irã” e advertiu que Israel “exigirá um preço alto por qualquer ato de agressão”.
As tensões no Oriente Médio aumentaram desde que o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto na última quarta-feira (31) durante uma visita ao Irã. O Irã prometeu retaliar, alegando que Haniyeh foi morto em um ataque israelense.
Grupos armados apoiados pelo Irã, incluindo o Hezbollah, com base no Líbano, também podem se juntar à retaliação. Um comandante sênior do Hezbollah foi morto em um ataque aéreo israelense.
Israel e Hezbollah continuaram a trocar tiros. O exército israelense informou na segunda-feira (5) que realizou um ataque aéreo contra alvos do Hezbollah em resposta a um ataque de drone vindo do Líbano.
Em meio às crescentes tensões, o governo japonês elevou seu alerta de viagem para todo o Líbano ao nível mais alto de seu sistema de quatro níveis, instando todos os cidadãos japoneses a evacuarem imediatamente. Os Estados Unidos e o Reino Unido também estão pedindo que seus cidadãos deixem a região.
O site de notícias americano Axios citou várias fontes afirmando que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a seus colegas do Grupo dos Sete (G7) no domingo (4) que os ataques retaliatórios poderiam começar nas próximas 24 a 48 horas.
Alguns meios de comunicação israelenses relatam que Israel está considerando lançar um ataque preventivo se descobrir evidências concretas de que haverá um ataque contra o país de um determinado local.
A situação no Oriente Médio continua volátil, com o risco de uma escalada significativa que poderia envolver múltiplos atores regionais e internacionais.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am