Beirute, Líbano, 5 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O grupo terrorista Hezbollah, apoiado pelo Irã, anunciou neste domingo (4) o lançamento de dezenas de foguetes contra o norte de Israel. As forças israelenses não relataram feridos e responderam com ataques aéreos contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano.
Este ataque ocorre em um momento de alta tensão na região, com Israel se preparando para uma possível retaliação do Irã pelo assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, morto durante uma visita ao Irã na quarta-feira (31). Além disso, o Hezbollah perdeu um de seus comandantes seniores em um ataque aéreo israelense em Beirute no início desta semana.
Fontes americanas e israelenses, citadas pelo site de notícias Axios, indicam que esperam um ataque iraniano contra Israel já na segunda-feira (5), possivelmente em uma escala maior do que o ocorrido em abril. O general americano responsável pelas forças dos EUA no Oriente Médio está visitando países da região, incluindo Israel e Jordânia, em uma aparente tentativa de mobilizar a mesma coalizão que defendeu Israel contra o ataque iraniano em abril.
Esta escalada de violência aumenta as preocupações sobre um possível conflito mais amplo no Oriente Médio, envolvendo não apenas Israel e grupos como o Hezbollah, mas também potencialmente o Irã e seus aliados regionais.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am