Akita, Japão, 4 de agosto de 2024 (Agência de Notícias NHK) – O tradicional Festival Kanto, realizado anualmente em agosto com o objetivo de trazer uma colheita abundante, teve início na cidade de Akita, no norte do Japão. O evento é conhecido por suas longas hastes de bambu adornadas com milhares de lanternas de papel, chamadas “kanto”, que enchem a rua principal da cidade.
No sábado (3), 263 hastes de kanto foram erguidas pouco depois das 19h, iluminando o boulevard com uma luz dourada. O maior kanto mede 12 metros e pesa 50 quilos. Os portadores de kanto, conhecidos como “sashite”, equilibraram as hastes em suas testas e costas, recebendo aplausos entusiasmados dos espectadores.
O festival, designado como um importante patrimônio cultural imaterial nacional, ocorre após chuvas recordes na província de Akita no mês passado, que causaram transbordamento de rios e inundaram 270 casas. Os portadores de kanto expressaram o desejo de usar suas habilidades para encorajar as pessoas afetadas pelo desastre.
Um estudante do ensino fundamental local comentou que as técnicas dos portadores são sempre impressionantes e que ele deseja erguer um kanto algum dia. Um homem na casa dos 60 anos, vindo da província de Hyogo, no oeste do Japão, disse que ficou profundamente impressionado com a visão de tantos kanto e lanternas, e que a viagem valeu a pena.
O festival continua até terça-feira (6), oferecendo mais oportunidades para os visitantes apreciarem essa celebração cultural única e significativa.
- Nevasca atinge pico no Japão, mas autoridades pedem cautela - 25 de janeiro de 2026 10:00 pm
- Revived Echoes lança “What It Was” com nova identidade sonora - 25 de janeiro de 2026 9:50 pm
- Deslizamento em Java deixa mortos e mais de 80 desaparecidos - 25 de janeiro de 2026 9:02 pm
















