Tóquio, Japão, 6 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A operadora da linha Tokaido Shinkansen, a Central Japan Railway Company (JR Tokai), revelou nesta segunda-feira (5) que a colisão entre veículos de manutenção ocorrida no mês passado foi resultado de inspeções inadequadas nos freios.
O acidente, que aconteceu na madrugada de 22 de julho na província de Aichi, envolveu um veículo de manutenção que colidiu com outro que estava parado, causando o descarrilamento de ambos e severas interrupções nos serviços de trem naquele dia.
Em coletiva de imprensa, a JR Tokai explicou que pelo menos três vagões do veículo de nove carros apresentaram falha nos freios. O defeito impediu que o veículo reduzisse a velocidade em uma das inclinações mais íngremes da rota do Shinkansen, resultando na colisão que deixou dois trabalhadores feridos.
A empresa admitiu que as inspeções dos freios não foram realizadas conforme as especificações do fabricante do veículo de manutenção. Além disso, funcionários negligenciaram a inspeção de alguns freios, violando as regras da companhia.
Hiroshi Kawagoe, diretor responsável pela infraestrutura da linha Shinkansen, pediu desculpas e reconheceu a responsabilidade da empresa por não informar adequadamente a equipe sobre os métodos corretos de inspeção. A JR Tokai está atualmente treinando todos os trabalhadores de manutenção e planeja adicionar as instruções ao seu manual.
Este incidente ressalta a importância crucial da manutenção rigorosa e das inspeções adequadas no sistema ferroviário de alta velocidade do Japão, conhecido por sua pontualidade e segurança.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am