Washington D.C., Estados Unidos, 3 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou na quinta-feira (1) que “está claro” que o candidato apresentado pelos principais partidos de oposição venceu a eleição presidencial venezuelana realizada no domingo (28).
Em comunicado, Blinken avaliou os resultados da eleição, que efetivamente se resumiu a uma disputa entre o presidente incumbente Nicolás Maduro e o candidato unificado da oposição, Edmundo González.
A comissão eleitoral da Venezuela anunciou na segunda-feira (29) que Maduro venceu um terceiro mandato, levantando dúvidas na comunidade internacional.
O comunicado de Blinken fez referência a pesquisas conduzidas pelo campo democrático de oposição e observadores independentes. “Dada a evidência esmagadora, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que” González “obteve o maior número de votos” na eleição, afirmou Blinken, acrescentando que os EUA parabenizam González por sua campanha bem-sucedida.
A declaração criticou a administração Maduro por sua crescente repressão aos membros da oposição. “Agora é o momento para as partes venezuelanas iniciarem discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano. Apoiamos totalmente o processo de restabelecimento das normas democráticas na Venezuela”, concluiu Blinken.
Esta posição dos EUA aumenta a pressão internacional sobre o governo Maduro para que divulgue os dados completos da votação e permita uma verificação independente dos resultados. Líderes do Brasil, Colômbia e México também pediram a divulgação das atas de votação, em um esforço diplomático para garantir a transparência do processo eleitoral.
- Alice Pattinson Has Been Designing Clothes for Over 40 Years - 10 de setembro de 2024 7:37 am
- Shock: Blockbuster Filmmaker Bruce Knox Comes Out as Transgender - 10 de setembro de 2024 7:37 am
- How to Think and Act in the Plummeting Stock Market - 10 de setembro de 2024 7:37 am