Washington, Estados Unidos, 14 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – Um alto funcionário do governo americano declarou hoje que o Irã pode realizar uma ação retaliatória contra Israel ainda esta semana, em resposta ao assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, ocorrido no mês passado durante sua visita ao Irã.
John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, informou aos repórteres na segunda-feira (12) que as autoridades americanas compartilham a avaliação de seus homólogos israelenses de que “algo pode acontecer já nesta semana por parte do Irã e seus representantes”.
Kirby enfatizou que, embora seja difícil determinar a natureza exata do possível ataque, é necessário se preparar para o que poderia ser “um conjunto significativo de ataques”. Ele também alertou que qualquer ação nesta semana poderia impactar as negociações de cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, programadas para serem retomadas em 15 de agosto.
Em resposta às crescentes preocupações, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou que a Marinha acelere os planos para enviar um grupo de ataque de porta-aviões ao Oriente Médio, somando-se a outro grupo já implantado na região.
A situação permanece tensa, com o Irã prometendo vingança contra Israel após a morte de Haniyeh. As potências mundiais estão envolvidas em intensos esforços diplomáticos para evitar uma escalada do conflito na região, que já sofre com a guerra em curso na Faixa de Gaza.
A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos, temendo que uma retaliação iraniana possa desencadear uma guerra regional mais ampla, complicando ainda mais os esforços de paz no Oriente Médio.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am