22.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 10:52: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA e China discutem próxima cúpula entre líderes

Wang Yi e Jake Sullivan abordam temas sensíveis em Pequim.

Pequim, China, 29 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, reuniram-se em Pequim na terça-feira (27) e quarta-feira (28) para discutir a possibilidade de uma nova cúpula entre os líderes de seus países, além de abordar questões sensíveis como Taiwan e o Mar do Sul da China.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, Wang enfatizou a importância de construir uma relação bilateral estável, afirmando que ambos os países devem manter seu relacionamento na direção correta, evitando confrontos e conflitos. Wang também instou os EUA a cessarem as vendas de armas para Taiwan e a apoiarem uma reunificação pacífica da China.

Sobre o Mar do Sul da China, Wang ressaltou que os EUA não deveriam apoiar as ações das Filipinas na disputa com Pequim. Sullivan, por sua vez, expressou o desejo dos EUA de manter comunicações estratégicas com a China e reduzir mal-entendidos.

Um ponto importante da reunião foi a discussão sobre uma nova rodada de interação entre os líderes dos dois países em um futuro próximo. Os oficiais também concordaram em realizar uma videoconferência entre altos funcionários militares de ambos os lados em um momento apropriado.

Se concretizada, esta cúpula será a primeira desde o encontro realizado próximo a São Francisco em novembro do ano passado. A reunião entre Wang e Sullivan é vista como um esforço para estabilizar as relações entre as duas maiores economias do mundo, em um momento de tensões geopolíticas e econômicas.

Analistas destacam que estes encontros de alto nível são cruciais para manter canais de comunicação abertos e gerenciar potenciais conflitos. A possibilidade de uma nova cúpula entre os líderes sinaliza um compromisso contínuo de ambos os lados em buscar um terreno comum, apesar das diferenças persistentes em questões como Taiwan, comércio e influência regional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img