12.6 C
Kóka
segunda-feira, 7 outubro, 2024 4:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA e aliados europeus pedem que Irã não ataque Israel

Líderes expressam preocupação com possível retaliação iraniana.

Washington, Estados Unidos, 14 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e líderes de quatro países europeus emitiram um apelo conjunto ao Irã para que se abstenha de atacar Israel. A declaração foi feita após uma conversa telefônica entre Biden e os líderes do Reino Unido, França, Alemanha e Itália na segunda-feira (12) para discutir a situação no Oriente Médio.

Na declaração conjunta, os líderes afirmaram: “Expressamos nosso apoio à defesa de Israel contra a agressão iraniana e contra ataques de grupos terroristas apoiados pelo Irã”. Eles também enfatizaram: “Pedimos ao Irã que abandone suas ameaças contínuas de um ataque militar contra Israel”.

Este apelo surge em um momento em que Teerã parece pronto para retaliar contra Israel pelo assassinato do líder político do Hamas no Irã em 31 de julho. John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, informou aos repórteres na segunda-feira (12) que os EUA compartilham a avaliação feita por Israel de que algo poderia acontecer ainda esta semana por parte do Irã e seus representantes.

A tensão na região aumentou significativamente após o assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, em Teerã. O Irã culpa Israel pelo ataque e prometeu vingança, elevando os temores de uma guerra mais ampla na região.

Em resposta à crescente ameaça, o Pentágono reforçou suas forças no Oriente Médio, enquanto Washington reiterou seu apoio a Israel, seu aliado de longa data. A comunidade internacional observa com apreensão o desenrolar dos eventos, temendo uma escalada do conflito que poderia desestabilizar ainda mais a região.

O apelo conjunto dos líderes ocidentais reflete a preocupação global com a possibilidade de um confronto direto entre Irã e Israel, que poderia ter consequências devastadoras para a estabilidade regional e internacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img