Brasília, Brasil, 31 de Julho de 2024 (Agência Brasil) – O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) esteve a poucos metros do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, durante a posse do novo presidente do Irã, Masud Pezeshkian, nesta terça-feira (30) em Teerã. Imagens da TV Press iraniana mostram Alckmin sentado na mesma fileira que Haniyeh, separados por apenas três cadeiras.
Horas após a cerimônia, Haniyeh foi morto em um ataque na capital iraniana. Segundo a mídia estatal do Irã, a operação ocorreu na madrugada, quando o líder do Hamas estava hospedado em uma residência especial para veteranos de guerra no norte de Teerã.
O novo presidente iraniano, Masud Pezeshkian, lamentou a morte de Haniyeh em sua conta no X (antigo Twitter): “Ontem levantei sua mão vitoriosa e hoje tenho que enterrá-lo nos ombros”.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, representou o presidente Lula na posse de Pezeshkian. Sua agenda no Irã inclui ainda reuniões com empresários da Câmara de Comércio do país e com o novo presidente.
Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou sobre a morte de Haniyeh. A proximidade física entre o vice-presidente brasileiro e o líder do Hamas durante a cerimônia destaca a complexidade das relações diplomáticas em um cenário geopolítico tenso.
- Japão quer usar IA para prever tufões com mais precisão - 18 de julho de 2025 11:22 am
- Especialistas japoneses treinam ucranianos contra minas terrestres - 18 de julho de 2025 11:12 am
- Japão resiste à pressão tarifária dos EUA e mantém diálogo - 18 de julho de 2025 10:58 am